sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Gestor de Sonhos

Como já referi noutro batido, não leio muito, mas quando leio gosto de tirar algum partido real/prático do que li. Desde que sou adulto devem contar-se com os dedos de uma mão os livros que li (shame on me). Dos livros que li talvez 90% deles estivessem ligados a gestão. Nenhum deles eram leituras muito técnicas tudo leitura bem light que devorei em poucos dias compulsivamente. O meu regresso à leitura pós período escolar veio através do meu pai que me aconselhou a ler um livro chamado "Pai rico, Pai pobre" que se refere a gestão financeira. Depois desse comprei outro na mesma onda e à cerca de 2 meses comprei  um de como motivar equipas para o sucesso, através do conceito da gestão de sonhos.

Embora do ponto de vista profissional não esteja a chefiar equipas, a verdade é que sempre gostei de desenvolver algum espírito de liderança para quando iniciasse um qualquer projecto de grupo soubesse chefiar as pessoas sem ser de chicote em punho. 
Confesso que gostei bastante da "história" contado no livro, e gostaria de tentar implementar o método da Gestão de Sonhos numa qualquer empresa, em contraponto com outros métodos utilizados. 
Desde a leitura do livro que me venho interrogando se o método realmente funcionará como lá descrito, em situações bastante improváveis e onde existam funcionários conflituosos e sem qualquer motivação. 
Como não estou empregado, resolvi fazer uns pequenos testes ao método, a mim próprio, e a algumas pessoas que me são próximas. Não testei a fundo e confesso que nem a minha lista de sonhos está completa. 
Como sou chefe (ou quase) dos Pioneiros (14 aos 18 anos) dos Escuteiros de Campelos, e pelo que me apercebi o método não tem limite de idades, resolvi testar nos miúdos. Uma forma dos conhecer melhor e mais importante deles se conhecerem melhor. O exercício consistia em cada um deles elaborarar a sua lista de 100 sonhos divididos por categorias, e atribuindo um prazo de realização para cada um deles. 
Tem sido engraçado verificar as dificuldades por eles encontradas e as diferentes, respostas e reacções/estímulos de cada um dos 10 elementos. Alguns fizeram aquilo sem pensar e questionar muito, outros não queriam expor os seus sonhos, a mim e/ou aos outros elementos.
Embora tudo isto seja uma experiência tanto para mim como para eles, de uma forma geral o balanço tem sido positivo. Sei que muitos se limitam a fazer a lista porque pedi e não porque realmente acreditem no puder dela. A verdade é que através desta lista consigo avaliar muito melhor as suas acções/reacções na minha vivência com eles, e nada como os conhecer para saber como os posso estimular a crescer. 

Vou continuar a sonhar... 

Sem comentários:

Enviar um comentário